segunda-feira, 28 de maio de 2007

Yanni - Live at the Acropolis

(Trasgo)



Yanni, é um tecladista e compositor grego. Seus pais eram artistas e fãs de música clássica. Filho de uma cantora e de um violonista, Yanni cresceu ouvindo Beethoven, Mozart, Chopin, Stravinsky e outros grandes nomes eruditos. Estas acabaram se tornando as maiores influências de sua carreira como tecladista e compositor new age.



Apesar de sempre ter sido um amante de música, Yanni passou a infância e adolescência dedicando-se à natação, e aos 14 anos já havia batido recordes na Grécia como nadador. Aos 18 anos, mudou-se para os Estados Unidos, onde cursou psicologia na Universidade de Minnesota por três anos e meio. No entanto, ao terminar a faculdade, decidiu abandonar a carreira de psicólogo antes mesmo de iniciá-la, resolvendo dedicar-se apenas à música. Aos 21 anos, Yanni aprendeu a tocar teclado sozinho e passou a fazer parte de uma banda de rock local intitulada Chameleon.



Alguns anos depois, decidiu mudar-se para Los Angeles com o baterista Charlie Adams, que conhecera na época do Chameleon, e começou a gravar suas próprias composições pelo selo Private Music. Em 1986 lançou seu primeiro álbum, Keys To Imagination. O álbum trouxe a Yanni um impressionante séquito de fãs.



A partir daí, não demorou muito para o tecladista estabelecer-se como um conceituado músico de estúdio, compositor de jingles e produtor. Pouco tempo depois, Yanni tornou-se um dos artistas mais vendidos do selo Private Music.



Por ser autodidata, Yanni não sabe ler ou escrever músicas do modo tradicional. Ao invés disso, inventou uma maneira própria de compor ainda na infância e continua criando suas músicas usando a mesma técnica até hoje, depois de quase vinte anos de carreira e mais de vinte e dois discos. Sua sonoridade é ao mesmo tempo acessível e elaborada, sempre unindo o pop e a música clássica. As composições de Yanni também ficaram famosas nos Estados Unidos após terem sido usadas em programas de televisão e na abertura dos Jogos Olímpicos.



Um dos pontos muito legais do Yanni é que ele recruta profissionais "rejeitados" pelas orquestras ou bandas. A equipe que o acompanha é praticamente apenas formada por "ronins".



Outra peculiaridade interessante é a "mania" dele de fazer shows em lugares exóticos, como no Taj Mahal, na Cidade Proibida, em um Teatro Grego Clássico - Acrópolis - que é de onde vêm o album abaixo:







01 - Santorini

02 - Keys to Imagination

03 - Until the Last Moment

04 - The Rain Must Fall

05 - Acroyali - Standing in Motion (Medley)

06 - One Man's Dream

07 - Within Attraction

08 - Nostalgia

09 - Swept Away

10 - Reflections of Passion

11 - Aria




Yanni - Live at the Acropolis