quarta-feira, 30 de maio de 2007

Podcasts - Semana Web 2.0

(Trasgo)



Continuando o especial:



1 - Feeds

2 - Podcasts

3 - AJAX

4 - Videos

5 - Social Bookmarks









Podcasting é uma forma de publicação de programas de áudio, vídeo e/ou fotos pela Internet que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. A palavra "podcasting" é uma junção de iPod - um aparelho que toca arquivos digitais em MP3 - e broadcasting (transmissão de rádio ou tevê).



Estes áudios podem ser atualizados automaticamente mediante uma espécie de assinatura. Os arquivos podem ser ouvidos diretamente no navegador ou baixados no computador.



Pensem em Podcasts como uma versão em audio do seu programa de radio/tv favoritos. Em audio, para vc ouvir no seu mp3player enquanto vai para o trabalho, para casa, para aula ou para a academia. Podcastings também podem ser ouvidos no computador (lógico :P)





Funcionamento

Os programas ou arquivos, gravados em qualquer formato digital (MP3, AAC e OGG são os mais utilizados nos podcasts de áudio), ficam armazenados num servidor na internet. Por meio do feed RSS, que funciona como um índice atualizável dos arquivos disponíveis, novos programas de áudio, vídeo ou fotos são automaticamente puxados para o leitor através de um agregador, um programa ou página da internet que verifica os diversos feeds adicionados, reconhece os novos arquivos e os puxa de maneira automática para a máquina. Os arquivos podem ainda ser transferidos para dispositivos portáteis.





História

O termo podcast é creditado a um artigo do jornal britânico The Guardian em 12 de fevereiro de 2004, mas nesse primeiro momento o termo não se referia ao formato de transmissão com RSS, o que só aconteceu em Setembro daquele ano, quando Dannie Gregoire usou o termo para descrever o processo utilizado por Adam Curry.



O conceito do Podcast é creditado ao ex-VJ da MTV Adam Curry, que criou o primeiro agregador de podcasts usando applescript e disponibilizou o código na internet, para que outros programadores pudessem ajudar. Dave Winer incluiu o enclosure, um elemento na especificação RSS 2.0, o que possibilitou o conceito do podcast ser realmente utilizado. A utilização de feeds RSS para distribuir o conteúdo é a grande diferença do Podcasting em relação aos audioblogs, vlogs e flogs.



Um marco na massificação do conceito foi o lançamento da versão 4.9 do leitor de música digital iTunes, da Apple, que ampliou o suporte aos podcasts, incluindo uma secção na sua loja de música dedicada ao serviço e também uma actualização para o iPod que adiciona a categoria "Podcasts" ao menu "Music".



O formato de transmissão é hoje utilizado por diversas empresas no mundo para divulgar notícias e programação, assim como algumas universidades que começam a disponibilizar aulas neste formato.



Mecanismos

Podcasting é um mecanismo automático onde ficheiros multimedia são transferidos de um servidor para um cliente, que puxa a informação através de um arquivo XML que contém endereços de ficheiros. Genericamente, esses ficheiros contêm vídeo e áudio, mas também podem conter imagens, textos, PDF, ou outros tipos de ficheiros.



Um podcast é genericamente anólogo de uma série de TV ou de um programa de rádio, só que não é ao vivo, como nos programas de TV e Rádio gravados.



O fornecedor de conteúdos começa por produzir um arquivo (por exemplo, um áudio em MP3) e disponibiliza-o na Internet. Isto ocorre através da disponibilização do arquivo num servidor de acesso público; no entanto, trackers BitTorrent também são usados, embora não seja tecnicamente necessário que o arquivo seja público. O único requerimento é que o arqvuivo seja acessível através de uma URL que seja conhecida. Este arquivo é normalmente referenciado como um episódio de um podcast.



O fornecedor de conteúdo passa a referenciar esse arquivo em um feed RSS. O feed é uma lista de URLs onde os episódios do podcast.Essa lista é normalmente publicada no formato RSS (embora também possa ser usado o formato Atom), que contém informação adicional como datas de publicação, títulos e textos explicativos sobre a série e cada um dos episódios. O Feed pode conter entradas para todos os episódios da série, mas normalmente está limitado a uma breve lista dos episódios mais recentes, por exemplo, em feed de notícias. O Standard de um podcast consiste num feed de um autor. Mais recentemente vários autores passaram a contribuir com episódios para um único feed podcast usando os conceitos de podcast público e podcast social.



Um consumidor utiliza um software conhecido por agregador, por vezes chamado de podcatcher ou podcast receiver, para subscrever e gerir os feeds.





Resumindo...

Podcasts são quase como programas de rádio feitos por (na grande maioria) amadores, falando sobre os mais variados assuntos e possuindo as mais (duvidosas) qualidades. É uma tecnologia não tão nova, mas é relativamente pouco conhecida pela falta de programas profissionais.



De qualquer forma, há alguns Podcasts legais que eu irei recomendar:



Nerdcast: O nerdcast é o exemplo padrão de podcast. Um grupo de amigos do site Jovem Nerd define um tema e o discute em um Podcast de praticamente uma hora de duração. Rola de tudo: Piadas, baboseiras, emails, mais baboseiras, risadas dos participantes, etc. Não confie na acuidade das informações, apenas divirta-se. Recomendo ouvir os de RPG. Lembra muito um certo grupo de RPG por aí...



Dudecast: O Dudecast é um exemplo de Podcast menos zoneado que o Nerdcast, mas ainda assim peca em pontos como falta de pauta e improviso. Ainda assim, sustenta muito bem o programa e os caras manjam muito do assunto. Se vc gosta de Lost, é o podcast para você.Dude! We Are Lost!



Games PodBrasil: Dois caras falando sobre games, as novidades, os clássicos, etc. Programa legal, bem feito e organizado.



O site da Info traz diversos podcasts sobre TI, alguns curtos, como o Minuto Tech e outros mais Longos, como o Voz sobre IT. Qualidade de informações, e organização são o forte aqui. Mas nada de palhaçadas :P



O site PodBrasil indexa vários Podcasts Nacionais. Vale a visita.





Howto...

E por último: Como fazer um Podcast?



Normalmente quando é feito por várias pessoas, o Podcast é gravado a partir de uma conferência no Skype, com todos os membros. Mas, podcasts podem ser gravados de qualquer forma, até mesmo com aqueles Mp3players que gravam voz.



Apenas reúna um assunto, um grupo de amigos, um site para disponibilizar e divirta-se :)



E o blog da Máfia? É chegada a hora de ter um Podcast? Respondam nos Comentários...





Fontes:

[1]Wikipedia