segunda-feira, 2 de abril de 2007

Design ou designer?

(Elfo)

Inauguro hoje - e a partir de hoje, todas as segundas - minha coluninha sobre algo que, além de pagar minhas contas, parece que anda despertando interesse do pessoal: design.

Curso básico, lição número um: gramática.

Designer é o sujeito que vive de design. Design é o que o designer faz pra ganhar o pão nosso de cada dia. É como numa regra de três: design está para designer assim como medicina está para médico. Parece bobo, mas o que já ouvi de "você é um bom design" não está no gibi. E fica chato.

Por isso, jamais diga: "o designer deste site está show de bola" - a não ser que você queira fazer um elogio ao belo corpo de rapaz que fez o site, claro. Da mesma forma, também é proibido falar: "cara, você é um design muito bom" - a não ser que você queira, de novo, elogiar o belo corpo do rapaz.

O problema é que a palavra é inglesa e não existe tradução em português, então até entendo uma certa confusão. Mas, por favor, façam este esforço por nós! Vou entoar meu mantra: "eu sou designer, vivo de design; eu sou designer, vivo de...".