terça-feira, 21 de março de 2006

Doom, o Filme
(Trasgo)



ATENÇÃO: SPOILER!!!! (Spoiler=contém segredos do filme. Exemplo: posso acabar contando o final)

Um Filme com o The Rock é sempre legal. Além do The Rock, de celebridade eu consegui identificar aquele cara que fez o Éomer (acho que é esse o nome), no Senhor dos Anéis (Aquele que se encrenca com o Gimli, na primeira vez que eles chegam em Rohan).

Eu gosto de filmes com o The Rock. O cara é figurassa. O cara com um trabuco na mão é o Swarza dos anos 2000. E este filme, tinha tudo para ser "O" Filme. Como todos sabem, sou fascinado pelo game. Então fui assistí-lo com toda aquela empolgação de piázote.

Minha avaliação? Bem, É um BOM filme. Mas um péssimo filme do DOOM.

Vamos aos fatos:
- Não tem 1, umzinho que seja, demônio. Nada.
- Invasão do Inferno? Que nada. Tudo não passa de uma mutaçãozinha sem vergonha.
- Cyberdemon? Baron of Hell? Spider Mastermind? Humpf. Nada. Só uns impzinhos sem vergonha.

Entendam bem: Minhas críticas não são à forma com que os monstros aparecem. Isso ficou muito bom. Para falar a verdade, os efeitos especiais são destaque no filme. Mas *historicamente* não tem nada a ver. É a mesma coisa que no Senhor dos Anéis dizer que o Frodo é um anãozinho, o Legolas um Gnomo e que um Trasgo é um Pé Grande.

A história, apesar de simplória, é cheia de idas e vindas, e tirando o fato da escorregada da ausência do Inferno, se vira bem. Pelo menos é em marte, o que salva. Temos sistemas de teleporte, uma infecção mutacional, que transforma pessoas bonitinhas em mutantes horrendos e zumbis.

Na verdade, o clima soa mais Resident Evil e seu T-Virus/G-Virus do que invasão do inferno.

DOOM foi o primeiro game de tiro em primeira pessoa que decolou. Antes dele, tivemos o Wolf3D e um outro que não lembro o nome, mas foi com o DOOM que a coisa deslanchou. E, isso não podia faltar no filme.


E é uma das cenas mais legais que eu já vi no cinema. Só estes 5 minutos aqui valem o filme.

Quer uma dica? Se gosta de pipoca, compre um pacote grande, se gosta de refrigerante, compre um bem grande e vá ver o filme. De Preferência no escuro e com o contraste no máximo, para vc poder ver bem todas as instalações do filme.

Dou aí uns 8,0 de nota pq os efeitos especiais são legais.

Trailers e Entrevistas
Trailer Oficial



Só tem uma coisa que eu ainda não entendo. A produtora vai lá, cria uma historinha mais ou menos e lança o game. Ele vira um clássico e os fãs pedem um filme. Aí vem um roteirista tatu e muda a história achando que vai conseguir fazer um blockbuster e dizendo que a história original não tem o Apelo cinematográfico necessário.

Mas o histórico nos mostra que não deu certo. Quem vai ver o filme é fã, e fã quer ver igual ao game. De que adianta isso? Street Fighter foi um fracasso (ah tá... Ryu e Ken atirando pistolas?). Mario Bros foi um fracasso (ah tá... Browser hibrído de TRex com humano). Mortal Kombat foi um fracasso (esse até que não foi tãããão ruim. Mas o Anihilation é terrível). Wipeout tem só as naves iguais ao do game. Resident Evil tem uma Mulher Maravilha lá.

Brrrrr. Que droga. É como fazer um filme de Jesus, botar o Justin Timberlake como ator principal e mudar o final da história. Que morrer na cruz que nada. O mocinho bonitinho nunca morre no cinema.